Carregando...

Case Urbano

Fechar

Desenvolvimento de pessoas sustenta crescimento e expansão da Urbano Agroindustrial

Consultoria Lisechaves realiza Projeto de Gestão por Competências

Uma das maiores e mais importantes empresas de alimentos do país, atuando no beneficiamento de arroz, feijão e macarrão de arroz, a Urbano Agroindustrial Ltda aposta no desenvolvimento das pessoas para sustentar o crescimento e a expansão dos negócios. Para isto, em 2011 colocou em prática o projeto de Gestão por Competências, realizado pela consultoria LiseChaves. Os resultados já são visíveis. A empresa identificou melhor o potencial e características individuais de seus colaboradores, levantando informações fundamentais para embasar os Programas de Desenvolvimento – Plano de Ação por Funções e Carreira e Sucessão e garantir que seus objetivos sejam alcançados.

“ O projeto desenvolvido pela Consultoria Lise Chaves com certeza veio para agregar valor à Urbano. Buscamos cada vez mais a solidez e crescimento do negócio. Para isso precisamos que as pessoas acompanhem e façam parte deste empreendimento. A gestão por competências é uma ferramenta que identifica como estão os profissionais na empresa, o seu potencial atual e as compêtencias à desenvolver,  identificando o caminho que a organização e as pessoas devem seguir para atingir os resultados almejados.”

(Jaime Franzner Junior – Diretor Administrativo/financeiro)

O projeto de Gestão por Competências foi desenvolvido na sede, em Jaraguá do Sul (SC), e nas demais unidades da empresa, em  Sinop (MT), Guarulhos (SP), São Gabriel (RS), Meleiro (SC) e Recife (PE). Foi realizado o levantamento das competências essenciais, o desdobramento destas em competências humanas e funcionais e o mapeamento (avaliação) das competências nos colaboradores participantes do projeto.

Ter este conhecimento possibilita que a empresa aplique cada vez melhor e mensure os investimentos em Gestão de Pessoas, o que , na prática, se traduz em aumento nas competências (tanto nas áreas de negócio como gerenciais e comportamentais), melhor gestão e desempenho dos indivíduos e das equipes, e a formação de  uma base de conhecimento organizacional e humana. “Possibilita informações para definir claramente caminhos consistentes para o desenvolvimento das pessoas e suas competências, o que contribui para o aumento de produtividade e da competitividade”, explica a consultora Lise Chaves.

Saiba mais:
A Gestão por Competências possibilita:
- Elencar com consistência quais competências estão sendo negligenciadas e definir quais as essenciais para sobrevivência do negócio.

- Aplicar uma metodologia própria para avaliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes, voltada para as necessidades e resultados da organização.

- Verificar quais os pontos fortes e fracos e a melhor forma para diminuir os gap’s individuais e coletivos e, desta forma, fortalecer a competitividade do negócio através das pessoas.

- Saber quais os profissionais de alto potencial e quais poderão ser os possíveis sucessores nas funções-chave da organização.

- Aplicar Trilhas de Desenvolvimento Individuais e Coletivas visando o direcionamento dos investimentos em Gestão de Pessoas.