Carregando...

Case Transtusa

Fechar

Foco no desenvolvimento das pessoas

Desenvolver as lideranças é uma tarefa contínua. Atenta a isso, a Transtusa, uma das concessionárias do transporte coletivo de Joinville (SC), realizou em 2013 o GP Transtusa, um programa de Treinamento e Desenvolvimento elaborado e executado sob medida pela Consultoria LiseChaves, com foco na Gestão de Pessoas.

O programa de Capacitação de Lideranças nasceu a partir do projeto de Gestão por Competências, executado em 2012, e foi realizado em cinco módulos. O primeiro módulo tratou da Comunicação Eficaz. Eixo central para a realização pessoal, ela é um recurso indispensável para atingir e manter um bom desempenho, um meio para o exercício da liderança, e uma forma de manter uma equipe motivada e dinâmica. Em seguida foi abordado o Trabalho em Equipe, com questões como “equipe x grupo”, as relações que se estabelecem, interdependência, entre outras que fazem parte do dia a dia das organizações.

Depois foi a vez de apreender o conceito “Liderança 3G”, que visa a estimular as Lideranças a assumirem suas carreiras e incorporarem seu papel de desenvolvedores e estimuladores das equipes, proporcionando a formação de times responsáveis e capazes de desempenhar com maior eficiência sua função. Esta etapa foi realizada em três módulos: o 1ºG tratou dos Estilos de Liderança e teve ênfase no conceito, nos estilos e no perfil de liderança dos colaboradores Transtusa; o 2ºG trabalhou a questão dos papeis e funções da liderança; e o 3ºG abordou o tema “Carreira e Auto-desenvolvimento” – “Quais são meus objetivos”, “Minhas metas”, “Aonde pretendo chegar dentro de minha área de atuação”, foram alguns tópicos. Neste momento também foi feita uma retrospectiva dos temas discutidos ao longo do programa de desenvolvimento.

Os resultados podem ser observados na prática, com o aprimoramento de comunicação e da capacidade de dar e receber feedback, o maior entrosamento entre as áreas e no acompanhamento líder/liderado. E no cultivo de uma equipe com cada vez mais iniciativa e proatividade – algo fundamental para uma empresa que conta com aproximadamente 900 funcionários e é responsável pela operação de 126 linhas urbanas, atendendo também empresas da região com o serviço de fretamento.

“O desenvolvimento dos colaboradores como gestores de pessoas e de processos vem refletindo na atuação diária de cada um. O Programa de Desenvolvimento de Lideranças conduzido pela Consultoria LiseChaves proporcionou um crescimento à todos os envolvidos, reforçando a prática de que as pessoas são o grande diferencial das organizações”.

(Waldir Harger, diretor da Transtusa).

“Foi visível o crescimento dos participantes ao longo do processo de desenvolvimento, com maior integração. Profissionais que não tinham tanta relação em seu dia a dia se aproximaram e puderam trocar experiências. A capacidade de comunicação aumentou, e eles passaram a se perceber como equipe. De modo geral o Programa de Desenvolvimento de Lideranças contribuiu para estimular a espontaneidade e deixá-los cada vez mais focados e sinérgicos”.

(Beatriz Helena Schulze, consultora em Gestão de Pessoas)