Carregando...
  • Hoje, 11 de dezembro – Ou quem conhece Y = f (x) ?

    Fechar

    Por Everton José Xavier da Rosa, engenheiro mecânico

    Vocês sabem que profissão comemoramos hoje ? Não?

    Então olhe ao redor, verifique o que tens em casa ou no trabalho ou na rua em que passas, como te locomoves. Enfim tudo ao teu redor tem a nossa mão, ideias, pensamentos e criatividade.

    HOJE é DIA 11 DE DEZEMBRO, DIA DO ENGENHEIRO.

    Parabéns colegas! Ser engenheiro é ter passado pelos cálculos integrais, vetoriais e numéricos, pelas isostáticas, físicas, matemáticas, resistências dosmateriais, amperagem, mecflu, vibrações, projetos mecânicos, sustentabilidade, refrigeração e, quando chegamos ao mercado temos o grande choque: vamos trabalhar, chefiar, responder, contracenar com seres humanos e isto a maioria das universidades não nos ensinou… meu Deus e agora ??

    Muita hora nesta calma! Ou seja, planeje e estude já na universidade sobre estes seres que riem, choram e necessitam compartilhar a vida e assim busque o bom senso, a humildade, a empatia natural que temos e os canais encantados que aprendemos com a vida. Fale com as pessoas na língua de cada um, respeitando seus valores e crenças, mas sendo sincero, autentico, positivo e aberto à aprender, empreender e trocar conhecimentos nesta “longa estrada da vida” (frase inédita criada neste minuto, será ??)

    Quando meu afilhado Fernando foi fazer vestibular, eu disse a ele: faça engenharia, é legal e divertida e ele me disse: “Dindo, engenheiro só fala coisa de engenharia o tempo todo. Não, não quero ser engenheiro …” . MAS o tempo é variável de Y e ele hoje é engenheiro elétrico, recém formado, início da carreira e com atitude e excelente visibilidade na empresa que trabalha em Porto Alegre.

    Em 2016 estarei com mais 32 colegas completando 30 anos como engenheiro mecânico, cursados na Unisinos e formatura em 18 de julho de 1986. TEMOS QUE COMEMORAR, MAS NÃO PARAR DE ESTUDAR.

    Dedico este texto aos meus avós Bite e Jalila, que me pagaram a faculdade, a minha mãe Celia que sempre nos orientou com seu amor e dedicação (como dizia o Cazuza as mães estão acima do bem e do mal), ao meu Pai tio Dora, impressionante força de fé e trabalho, aos meus irmãos Even, André Paulo e Fabiano, a minha alma gêmea Kátia, que vibra a cada vitória nossa e aos meus colegas de Whirlpool, que durante 28 anos, me brindaram com conhecimento e alegria.

    Valeu gurizada! ESTAR ENGENHEIRO É SER FELIZ!

     

     

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados com *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>