Carregando...
  • Carreira e Projeto de Vida

    Fechar

    Com o começo do segundo semestre, chegam também novos desafios e momentos de pressão para os jovens que estão se preparando para prestar o Vestibular e para escolher a profissão que irão seguir – talvez – pelo resto da vida.

    E ao nos darmos conta de que “cada escolha envolve uma renúncia”, este momento precisa ser repleto de reflexão. É essencial um olhar atento para as frases prontas que nos dizem: “Vida pessoal e vida profissional não devem ser confundidas”, ou então, “Trabalho e prazer não se misturam”.

    Com a gama de opções de carreiras e funções trazidas com as mudanças no mundo do trabalho, fazer uma escolha consciente e construir uma carreira profissional de sucesso demanda uma visão global de tudo que está acontecendo, principalmente do ramo do negócio escolhido e no que sentimos satisfação em fazer.

    Por este motivo, a identidade, enquanto conjunto de características pessoais, deve ser levada em consideração quando pensamos em nossa carreira profissional.

    Para não restar dúvidas, o conceito de carreira profissional engloba os conhecimentos específicos da área escolhida (conquistados com os cursos, graduações, especializações), as rotinas de trabalho, as atividades extracurriculares, as promoções de cargos recebidos, os desafios enfrentados… ou seja, toda a experiência praticada ao longo da vida profissional.

    Já o Projeto de vida, de uma forma mais ampla, contempla as metas e ações que pretendemos empreender e estão relacionadas a nossa identidade.

    Em função disso torna-se imprescindível planejar nossa Carreira como parte integrante do nosso Projeto de Vida, para que as escolhas possam ser conscientes e maduras o suficiente para nos dar satisfação durante toda vida profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados com *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>